A Estação Rodoviária de Pantano Grande se transformou em um ponto de encontro para os apaixonados por leitura nesta semana, graças ao inspirador projeto “Viaje Lendo”. A iniciativa, que oferece exemplares do livro “O povo que desaprendeu a dançar”, da jornalista Letícia Mendes, capturou a atenção dos viajantes que passaram pelo local.
Na última segunda-feira, 7, as estudantes Jéssica Tainá Silva e Renata Marques, ambas com 17 anos, deram vida às personagens Lina e Tiuna, distribuindo cópias do livro aos interessados. A obra, que se baseia na peça teatral de mesmo nome da Andarilhos Companhia Teatral, de Rio Pardo, é disponibilizada gratuitamente para todos.
Representantes da Companhia Teatral também receberam reconhecimento pelo projeto. Na Prefeitura Municipal, o prefeito Mano Paganotto, o secretário da Educação Ananias Matos de Freitas e o secretário da SICOMTUR Mateus Silveira parabenizaram a iniciativa. A Biblioteca Municipal também recebeu doações dos livros, enriquecendo o acervo disponível para jovens e estudantes da comunidade.
O “Viaje Lendo” é financiado pelo edital FAC Publicações do Pró-Cultura RS, através da Secretaria da Cultura estadual. Para obter mais informações sobre o projeto e suas atividades, os interessados podem seguir @opovoquedesaprendeuadancar no Instagram.
O totem itinerante do projeto permanecerá em Pantano Grande até o fim da semana, permitindo que viajantes de todas as idades peguem um exemplar para desfrutar. A proposta visa encorajar a leitura durante viagens de ônibus, alimentando a imaginação dos leitores com emocionantes aventuras literárias.
A autora, Letícia Mendes, compartilha sua motivação: “Nossa intenção com essa proposta do Viaje Lendo é fazer com que o livro circule por diferentes regiões. Queremos espalhá-lo, assim como as sementes que distribuímos em outras ações até aqui”. O projeto vai além da distribuição de livros, também incluindo oficinas de escrita criativa e ilustração, como ocorreu no Centro Regional de Cultura de Rio Pardo, buscando impulsionar a leitura e a conscientização.
Após Pantano Grande, o “Viaje Lendo” seguirá para outras rodoviárias, como Santa Cruz do Sul, Encruzilhada do Sul, Lajeado e Rio Pardo. A iniciativa tem como alvo atingir o maior número de pessoas possível, levando a mágica da literatura a todos os cantos, como sementes que germinam em busca de novos leitores.